13.4.07

À flor da pele


Fechaste as portas do teu mundo
Na esperança de ele se encontrar

Vais contando o tempo quase ao segundo

Parece não querer passar

Fazes de conta que está tudo bem
E andas às voltas quando estás a sós

Gritos mudos que só tu entendes

No profundo silêncio que é a tua voz

Não precisas de te esconder
Ninguém vai encontrar

O que está escrito na tua pele

Só tu para o decifrar

(Pele, Pólo Norte)


Hoje é sexta, dia 13. E dai?
Nem gosto muito dos Pólo Norte (banda portuguesa de pop), mas há dias em que ouço esta música e parece que ela me assenta como uma segunda pele. As coisas que nós vamos buscar quando queremos fazer do universo o nosso cúmplice… Por falar em pele, em estórias de vida escritas, tatuadas na pele como se fôssemos um livro, lembrei-me de um filme de Peter Greenaway ― ah, como a vida era bem mais fácil quando eu me baldava às aulas para ir às matinés do King (cinema de Lisboa) ―, The Pillow Book (que vem no seguimento d’O Livro de Próspero), em que as várias personagens escrevem nas peles uns dos outros num estranho jogo de sedução. Mas isto de deixar que os outros deixem a sua marca na nossa pele (vida) tem muito que se lhe diga. Enfim, avancemos.

Em relação ao post anterior, não me arrependo. Apeteceu-me escrevê-lo e vai ficar ali como prova de um momento em que, de facto, vi as coisas daquele prisma. Mas quando o releio sinto um certo pudor. Fui longe demais. Exagerei. Seja como for, decidi dar um tempo para esfriar a cabeça. Abandonei o jogo. Acho que, entretanto, ele não se deu conta, mas se me procurou não me encontrou mais no lugar do costume. É melhor assim. Pelo menos, por agora.

Às vezes, mas só às vezes, acho que sou um gajo insuportável, difícil mesmo de aturar. Aliás, nessas alturas em que me acho um gajo insuportável, não sei mesmo como é que me aturo. Quando mais os outros.

Tenho vergonha dos meus ataques de mau génio. Quando atropelo as palavras e as arremesso como se fossem dardos. Quando fico cego pela fúria e ajo como um miúdo (garoto) mimado. Que faz birras e amua. Tenho vergonha, mas não tenho emenda. Se calhar, além de insuportável, sou também um caso perdido.

Mas isto é só às vezes. Na maior parte do tempo, acho-me um gajo porreiro (legal), complicado, mas porreiro. A minha auto-estima está bem, obrigado, e recomenda-se.

Depois de várias semanas de trabalho contínuo, este final de semana e os próximos dias afiguram-se como mais calmos. Vou pôr a leitura em dia (ando com um livro de Ian McEwan encalhado há quase um mês), vou intensificar as minhas idas ao ginásio ― não, não mudei de ideias em relação aos abdominais (ler aqui), mas um pouco de exercício e disciplina nunca fez mal a ninguém! ―, vou fazer um novo corte de cabelo (nós, homens, estamos muito mais limitados do que as mulheres neste capítulo, mas eu, mesmo sem usar o cabelo comprido, faço questão de mudar de tempos a tempos para não me enjoar da minha cara) e preparar-me para uma curta viagem que está quase ai. Essa viagem vai colocar-me frente a frente com uma mulher muito importante para mim de que já falei aqui. Não sei o que vai acontecer, mas dada a fase em que estou (de quase total ausência de tesão pelas mulheres), duvido que aconteça seja o que for. Felizmente não vamos estar sozinhos. Talvez seja melhor assim e ela perceba, de uma vez por todas, que não temos futuro juntos. Gosto demasiado dela para a enganar e a manter em banho-maria, tipo escape de emergência caso a minha estória enquanto gay dê para o torto. Sou egoísta, mas não ao ponto de fazer isso a uma pessoa a quem quero tanto bem.

Tenham um bom fim-de-semana! Portem-se bem, portem-se mal, mas divirtam-se sempre!

13 comentários:

Moura ao Luar disse...

Todos os testemunhos, pensamentos, devaneios são válidos... eu às vezes penso que sou doida, tal é o teor de pensamentos que me passa pela mente... às vezes quando os exponho a amigos ficam a olhar para mim com uma cara... se calhar tb os têm só não têm coragem de os assumir, e muito menos verbalizar.

Will disse...

Um bom fim-de-semana também para ti =)

Anónimo disse...

Desabafar é sempre bom, e por escrito nos permite fazê-lo anonimamente, o que para muitos é um alívio. Aos poucos, talvez, você vá voando mais alto nessa possibilidade.

Parêntese para dizer que eu realmente adoro ler o seu português. :-) Que Saramago que nada!

Boa viagem, bom fim-de-semana e siga seu próprio conselho!

Beijo!

Anónimo disse...

Gostei muito da tua referência final ao encontro que vais ter com uma amiga tua e o aproveitamento da situação para generalizares o teu ponto de vista quanto ao relacionamento com o sexo oposto. Penso bastante da mesma forma e reina por aí muito egoísmo castrador de boas amizades, nesse sentido. Bom fim de semana.

BlueBob disse...

Oz, então vc é um gajo insuportável? Meu amigo todos nós somos. Imagine se todos fossemos certinhos, sem ataques (controlados que se frize bem) de birra e amua. A vida seria muito chata sem essas imperfeições não é?

Bom fim de semana!

bjs

Râzi disse...

Carambaaaa

Eu vi esse filme! Muito interessante mesmo!

E vc, meu lindo, parece que está fazendo um balanço de sua vida! É bom fazer sempre uma medição de nós mesmo! Precisamos ter uma noção mais real do que representamos!

Beijão e fique bem!

Anónimo disse...

Todos temos nossos momentos de insuportaveis..rs..Ótimo fim de semana pra ti..Bjs

Unknown disse...

Amigoooooooooooooooo! Blz? Olha, não se arrependa do que fez... é bom extravazar, botar prá fora! Faz bem a alma!Ah, e vc não tem nada de insuprtável, não, viu? EScuta, me fala, gostou então de estar no mural? Beijos!

Anónimo disse...

Ando tão à flor da pele,
Qualquer beijo de novela me faz chorar(...)Ando tão à flor da pele, Que meu desejo se confunde com a vontade de não ser...

Bom final de semana pra ti Oz. Tenho lido teus posts e algums vezes sinto que já estive a mesma. Adoro qdo tu põe a palavra em português de Portugal e em seguida "traduz". =P Amo Portugal e tenho muitíssimas saudades daí. Qto à Lisboa... ai ai. Das cidades mais lindas que já vi.

Abração.

Superfunky disse...

Eu tambem ando a flor da pele...

Anónimo disse...

totlamente sensato de sua parte....

parabéns

Latinha disse...

Olá Oz,

Realmente eu andei meio sumido, minha rotina não tem me dado espaço para escrever, projetos, viagens, tem meio que me sufocado. Mas eu sempre volto!

Adoro seu blog, fico encantado com as coisas que você escreve e da forma como aborda. Desejo que você tenha uma ótima semana e pelo jeito, hoje é minha vez de desejar que você tenha uma ótima viagem!!!

Abraços.

Anónimo disse...

Aconteça o que acontecer com essa mulher, de uma coisa ela pode ter a certeza: Tem um grande Homem como amigo!
Abraço!