29.6.07

O espelho


Some people call me the space cowboy, yeah
Some call me the gangster of love
Some people call him Maurice
Cause I speak of the pompitous of love
People talk about me, baby Say I'm doin' you wrong, doin' you wrong don't you worry baby Don't worry
Cause I'm right here, right here, right here, right here at home
I'm a picker
I'm a grinner
I'm a lover
And I'm a sinner
I play my music in the sun
I'm a joker
I'm a smoker
I'm a
midnight toker I get my lovin' on the run ooo ooooo
Joker...The joker...th-the joker ...Joker...The joker...th-the joker

(The Joker, Steve Miller Band)


Quando, por um acaso, o Homem-que-se-empenhou-em-fazer-
da-sua-fantasia-a-realidade se debruçou sobre o espelho, viu o que julgou ser a sua imagem reflectida. Não demorou muito a perceber que do outro lado do espelho tinha, não o seu reflexo invertido, mas o Homem-que-se-recusou-a-viver-a-sua-
realidade-sem-fantasia. Ficaram frente a frente, mas sempre separados pelo espelho. Nenhum deles acreditou na coincidência daquela visão, mas onde o primeiro viu uma possível ironia, o segundo vislumbrou um possível sinal. Ao primeiro interessavam sobretudo as perguntas; ao segundo interessavam mais as respostas. O primeiro quis acreditar. O segundo acreditou. E assim se mantiveram, cada um do seu lado do espelho. Serão eles capazes de encontrar um ponto de convergência entre fantasia e realidade? Um ponto onde aquilo que os une é muito maior do que aquilo que os separa? Qual deles vai quebrar o espelho e mostrar ao outro que fantasia e ilusão não têm, necessariamente, de ser a mesma coisa?


--------------------------------------
Dedicado ao:
Homem-que-se-recusou-a-viver-a-sua-realidade-sem-fantasia que, tal como eu, gosta de metáforas e de fábulas, ainda que me julgue demasiado céptico e frio para acreditar nas últimas.
A música de abertura também vai na dedicatória, pois ele mesmo a escolheu um dia como a sua trilha sonora.

8 comentários:

Anónimo disse...

Para ambos eu recomendo A História Sem Fim de Michael Ende. :-) Beijo e bom fim-de-semana.

Poison disse...

Ah, não acredito!!!
Caraca... eu adoro essa música, mas achei que ninguém mais soubesse dela... hahahahaha!!!!
Além dessa versão by Steve Miller, o FatBoy Slim mixou essa música no seu CD Palookaville... muito perfeita!!!! A letra depois tb diz:

"You're the cutest thing
That I ever did see
I really love your peaches
Want to shake your tree
Lovey-dovey, lovey-dovey, lovey-dovey all the time
Ooo-eee baby, I'll sure show you a good time
I sure don't want to hurt no one"

Adorei o post, Oz!!! E tens razão, fantasia e ilusão não precisam ser a mesma coisa. Tudo depende de entendimento e da vontade!!!
Mas conte-nos: onde vc arranjou este "Joker Português", hein?

Abraços!!!!

Anónimo disse...

Acho que nem sempre é necessário partir o espelho; bastará alterar um pouco a forma de olhar de cada um...

RIC disse...

Também não creio/considero fantasia e ilusão a mesma coisa. Se com os sinais de + e de - as pretendesse distinguir, diria:
ilusão -
fantasia +
(o que também não quer dizer que a ilusão seja sempre negativa.) Mas a fantasia/imaginação é sempre positiva.
Abraço! :-)

Garoto Anacrônico disse...

Admito: demorei a começar a ler teu blog. Sempre procrastinei, mesmo vendo que seria uma atividade fascinante. Agora estou aqui, a confirmar o que via..

A mim, interessam mais as dúvidas...

=X

Abraço.

Will disse...

Esperemos que um deles tenha a coragem de partir esse espelho... só assim a vida faz sentido.

BlueBob disse...

Olá amigo Oz.

Talvez alguém terá que quebrar o espelho para nosso amigo e ajudá-lo nesse dilema!


Bjs

Anónimo disse...

You actually make it appear really easy with your [url=http://www.pascherlongchampsac.eu]sac longchamp pas cher prix[/url] presentation however I find this matter to be really something which I think I might by no means understand. longchamp sac pliage pas cher [url=http://www.pascherlongchampsac.eu]longchamp sac pas cher[/url] , It kind of feels too complex and extremely huge for me. I am having a look ahead for your subsequent submit, I will attempt to get the hold of it!