23.4.07

Unidos


That I would be good even if I did nothing
that I would be good even if I got the thumbs down
that I would be good if I got and stayed sick
that I would be good even if I gained ten pounds
that I would be fine even if I went bankrupt
that I would be good if I lost my hair and my youth
that I would be great if I was no longer queen

that I would be grand if I was not all knowing

that I would be loved even when I numb myself

that I would be good even when I am overwhelmed

that I would be loved even when I was fuming

that I would be good even if I was clingy

that I would be good even if I lost sanity

that I would be good whether with or without you

(That I Would Be Good, Alanis Morissette)


Dedicado a M.
Fim-de-semana para recordar. Deu para espairecer as ideias. Mudar de ares. Subir e descer ruas que há muito desejava pisar. Ir a lugares onde há muito ansiava estar. Mas o melhor de tudo, mesmo, foi ter estado não só com ela, mas sobretudo com ela. Poucas pessoas no mundo me entendem tão bem. A poucas pessoas no mundo eu permito que me virem do avesso como ela o faz, sem cerimónias e sem panos quentes.

E não é porque ela me passa a mão na cabeça. E não é porque ela concorda com tudo o que eu digo. E não é porque sei que, um dia, ela até desejou ― talvez ainda deseje, não sei ― que fossemos mais do que bons amigos.

É precisamente pelo contrário.

É porque ela sabe ler-me nas entrelinhas. Porque ela não se limita a ouvir aquilo que eu quero que ela escute. Porque ela me questiona e me faz descer ao chão. Porque ela não me diz aquilo que quero ouvir, mas sim aquilo que eu preciso ouvir. Porque ela põe o dedo na ferida e mostra-me que não deixo de ser menos cobarde só porque sei onde falho. Porque ela não alinha com os meus jogos. Porque ela não se comove com as minhas meias verdades, nem se compadece com os meus actos de contrição ensaiados.

Porque para ela não basta que eu aponte o que está mal, que eu tenha consciência dos meus erros, mas que não faça nada para me emendar. Porque ela me enxerga muito para lá do que eu só quero mostrar.

Porque vou ter dúvidas a minha vida inteira, mas ela é uma certeza. Sinto que veio para ficar, aconteça o que acontecer. Para me fazer rir e chorar. Muito para lá do sexo que nunca houve e que, provavelmente, nunca haverá entre nós.

É um encontro de almas. É um amor para sempre.

É alguém a quem eu poderei ou não contar toda a verdade um dia, mas que, independentemente disso, já sabe o que é preciso saber sobre mim. É alguém que, mesmo inconscientemente, está a preparar um encontro que pode mudar a minha vida. É alguém a quem eu tenho de ficar eternamente grato por se ter atravessado à minha frente, porque quando estou com ela sou uma pessoa melhor.

Porque, às vezes, a maior prova de amor que se pode dar a outra pessoa é deixá-la livre para seguir o seu caminho.

13 comentários:

Latinha disse...

Olá Oz,

Vejo que a viagem foi boa. Adorei seu post, em especial as duas últimas linhas. Já falei sobre isso em um post que escrevi...

Somente que ama de verdade uma pessoa é capaz de renunciar ao seu amor para deixar aquela pessoa livre para seguir com seu caminho.

Grande semana para você!!!

Anónimo disse...

Olá amigo
mentiria se te disesse que não estava curioso em saber algo sobre o teu fim de semana, mas tinha a certeza que irias falar dele, pois puseste nele muita expectativa, e terá sido muito importante mesmo, para ti.
Ainda bem que tudo correu pelo melhor e posso assegurar-te, que, se há algo de verdadeiramente bom é uma Amizade tão forte como essa que mostras pela tua amiga, o apoio e a abertura que ela te oferece, mesmo com o mas de, da sua parte, ela provàvelmente colmatar com essa Amizade algo mais que desjaria ter de ti.Mas vale mais, muito mais uma Amizade assente numa partilha total e sincera de sentimentos do que uma passagem a um amor do qual se duvida que dê frutos, e que poderá até limitar posterirmente essa Amizade. O sexo, isso é apenas um promenor, importante decerto, mas um complemento de um amor mutùamente vivido; entre amigos fica sempre, ou quase, na penumbra.
É muito importante ter alguém junto a nós que nos oiça, nos compreenda, nos apoie com um "não" que precisamos ouvir, e com um "sim" que tanto necessitamos, quando essa Amizade o fizer revelar.
Uma boa semana para ti.
Abraço.

Will disse...

Acredita que é. Já tive que dar essa prova a uma mulher muito especial e sei que hoje estamos mais felizes =)

BlueBob disse...

Oz

Fico contente que seu fim de semana foi tão iluminado assim! Existem pessoas que tem o dom de iluminar nossa vida. Muito sincero o que escreveu meu amigo, deu pra sentir que veio lá do fundo do coração, deu pra ver o sentimento que nutre por ela. Sabe aquele ditado mais que popular (aqui no Brasil pelo menos) que atras de um grande homem tem uma grande mulher? Depois de ler teu post eu faria uma pequena alteração nele. Ao lado do grande Oz tem uma grande mulher. Muito inspiradora a afinidade que existe entre vcs. Como estou numa fase de ler e citar poesias (deu pra perceber no meu blog né?), tem uma que li de Artur da Távola intitulada Afinidade que gostaria de citar:
"Afinidade é não haver tempo mediando a vida.
É uma vitória do adivinhado sobre o real.
Do subjetivo para o objetivo.
Do permanente sobre o passageiro.
Do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro.
Mas quando existe não precisa de códigos
verbais para se manifestar.
Existia antes do conhecimento,
irradia durante e permanece depois que
as pessoas deixaram de estar juntas.
O que você tem dificuldade de expressar
a um não afim, sai simples e claro diante
de alguém com quem você tem afinidade. "

Boa semana!

Bjs

Anónimo disse...

Raros são os Amigos que assim nos tratam. Nem é culpa dos demais, apenas essa questão de encontro de almas realmente. Mantenha-a por perto, sempre!

E se servir de inspiração, a Grace continuou sendo a melhor amiga do Will quando este saiu do armário... :-) E aí eu quero ser o Jack da sua história. :-P

Moura ao Luar disse...

Esses amigos são muito importantes para momentos menos bons, não te esqueças dela quando te sentires mais seguro e passares por momentos de felicidade, partilha-os com ela também

Blog Jotha Design disse...

Fala meu brow, curti seu blog, e espero poder estar aqui sempre que puder.
abração...

Anónimo disse...

Linda a amizade de vcs. Sobre a amizade penso: "amigo é aquele que conhece o pior ao seu respeito e cotinua a gostar de ti."
Beijos

disse...

Essa é uma verdadeira amizade, uma pessoa que gosta de ti como és! Nos bons, mas sobretudo nos maus momentos... Os verdadeiros amigos são para toda a vida, e ela já te deu provas disso.

Abraços e excelente semana!

Râzi disse...

Meu querido... deixar ir é algo tão difícil...

Sempre estamos querendo contruir um muro em volta de quem amamos.. mas um muro, invariavelmente, incute a idéia de pulá-lo...

Beijão!

Râzi disse...

Meu querido... deixar ir é algo tão difícil...

Sempre estamos querendo contruir um muro em volta de quem amamos.. mas um muro, invariavelmente, incute a idéia de pulá-lo...

Beijão!

Livre Sintonia disse...

hum , Ai nossa eu to tão triste e li esta mensagem
parece que ela disse tudo pra mim
adoreiiii^
serio mesmo gsotei do seu blog me deixou mais feliz!

^^
:P

Mi disse...

Um único adjectivo para o conjunto,
foto/"that I Would Be Good"/ texto:
soberbo!

Certamente, a M também estará eternamente grata por estar no teu caminho e por seres quem és!

Bom feriado.